Seminários

Grupo Perfil  Temas  Preletores


Grupo A

  
Superintendentes
e Pastores

1. O incentivo pastoral como fator decisivo do crescimento da Escola Dominical.
Uma Escola Dominical relevante e pertinente para os nossos dias passa pela consciência pastoral acerca de sua relevância para a Igreja. O incentivo pastoral contribui de forma significativa para o crescimento da maior instituição de ensino religioso da igreja. 

elienaicabral

2. O superintendente e a formação continuada dos professores.
O superintendente da Escola Dominical precisa contribuir para a formação continuada dos professores. Ele deve fornecer aos professores, cuja maioria não possui formação profissional em educação, conhecimentos indispensáveis ao ensino, como por exemplo, conhecimento teológico, pedagógico, didático, filosófico etc. Para António Nóvoa, “o desafio dos profissionais da área escolar é manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas eficientes”. O que pode e deve fazer o gestor para a formação do corpo docente?

cesar moises

   Grupo B

Professores de Adultos

1. Relacionando a fé com a conduta.
Fé e conduta são intrínsecas. Nossas ações devem evidenciar a nossa fé cristã. Na atualidade muitos se dizem cristãos, mas suas ações contrariam seu discurso. A Escola Dominical necessita formar crentes conscientes de que seus atos devem corresponder as suas crenças.

alexandrecoelho

2. O preparo teológico na formação do professor de adultos.
Em sua grande maioria, os professores da Escola Dominical não possuem preparo teológico formal. Contudo, o ensino cristão exige que os professores tenham um conhecimento, ainda que mínimo, a respeito da Teologia. Ensinar exige dedicação, esforço e o desejo de aprender. É imprescindível que o professor de Escola Dominical conheça as verdades fundamentais da fé cristã.

pr antonio

  Grupo C Professores de Jovens

1. Educando o jovem para pensar o mundo a partir da fé cristã.
Os tempos atuais trouxeram muitos e difíceis desafios à fé cristã. Os jovens necessitam de uma educação que os façam pensar as cosmovisões deste mundo a partir da fé cristã. Porém, é preciso prepará-los para essa tarefa. 

esdras

2. Os principais desafios e dificuldades de uma classe de jovens na atualidade.
Muitos são os desafios e as dificuldades que o professor de uma classe de jovens na atualidade enfrenta, faltaria espaço para enumerá-los. Os desafios são muitos, e são referentes não somente a metodologia e a didática, mas também as filosofias do nosso tempo. Como os professores das classes de jovens podem dar conta dos desafios e dificuldades? Como elaborar aulas que sejam pertinentes e relevantes para os nossos jovens.

telma

  Grupo D Professores de Adolescentes

1. Adolescência: construção do conceito e características.
O conceito de adolescência que temos atualmente é algo novo, e muitos professores não se dão conta deste fato. A adolescência é um fenômeno sociológico e como tal está em transição. Como podemos definir a adolescência no Brasil atualmente? Quais as principais características sociais, morais, emocionais e espirituais dos adolescentes?

elaine

2. A formação e o perfil do professor de adolescentes.
Quais as competências imprescindíveis ao professor de adolescentes na atualidade? Qual é a formação dos professores de adolescentes de nossas igrejas? Um dos desafios da educação cristã de adolescentes é ter professores bem preparados. Professores que levem os alunos a pensar, promovendo um ensino significativo. 

jamiel

  Grupo E Educação Infantil 1. O ensino e a formação do professor de educação infantil.
Quais as competências imprescindíveis ao professor de educação infantil na atualidade? Qual é a formação dos professores de educação infantil de nossas igrejas? Um dos desafios da educação infantil cristã é ter professores bem preparados. Professores que levem os alunos a pensar, que promovam um ensino significativo.

joane

2. Como as crianças aprendem.
Como as crianças aprendem? Esta é uma pergunta que vem sendo feita ao longo dos anos. É necessário que o professor conheça os conceitos de aprendizagem. Também é fundamental que conheça as teorias da psicologia a respeito da aprendizagem e desenvolvimento (inatista, ambientalista e sociointeracionista).

anita

  Grupo F Educação Especial

1. Ensinando deficientes auditivos
A Escola Dominical necessita de classes especiais para atender aos surdos. Os professores dessa classe, além da competência docente, precisam conhecer a língua de sinais dos surdos, e devem ter uma metodologia e uma didática específica para alcançar este grupo.

sileia

2. A leitura como alternativa de ensino ao aluno com deficiência visual
É imperioso alcançar a todos com o ensino da Palavra de Deus, porém, necessitamos de professores capacitados que tenham uma metodologia própria e recursos de ensino que alcancem os alunos com deficiência visual. A leitura presencial e/ou gravada, para posteriormente se discutir com o aluno deficiente visual é um desses recursos.

 

jamiel